sábado, 11 de maio de 2013

Peeling Enzimático





        A pele tem admirável capacidade de se renovar a partir das camadas mais profundas e isto foi observado desde a antiguidade. Existem relatos que Cleópatra utilizava o “leite azedo” para manter a pele suave e limpa, assim como o vinho era utilizado pelas mulheres na Idade média com a mesma finalidade: o peeling

     Visando melhorar a aparência da pele, a procura por tratamentos estéticos tem aumentado a cada dia. Em meio aos diversos tratamentos e protocolos, a esfoliação é uma etapa fundamental para que se obtenham bons resultados, pois promove uma renovação celular e induz uma repitelização, o que favorece a permeação dos princípios ativos. Existem vários tipos de esfoliantes que tem origem desde o aproveitamento de técnicas caseiras como o uso de bucha vegetal, sal, enzimas de frutas e ainda passando pelos diversos tipos de ácidos. Para uso em cosmetologia e no estabelecimento estético devem-se utilizar produtos cosméticos com formulações padronizadas. Os esfoliantes podem agir por mecanismos químico, físico ou enzimático e sua aplicação visa uma melhora na hiperpigmentação, queratose actínea e rugas finas. Dentre os esfoliantes com agentes químicos.

Em se tratando de esfoliação por método enzimático ou biológico podemoscitar o lactobacillus/púnica granatum fruit ferment extract (Renew Zyme®), uma enzima extraída do romã com a capacidade de promover a renovação celular poragir hidrolisando a queratina que forma a camada córnea, em aminoácidos, deixando assim a pele com uma espessura mais fina. Pelo fato desta enzima ser desativada quando a água evaporada superfície cutânea, não demonstra irritação na pele.

Foi avalida a atividade antioxidante e a composição fito-química desta enzima e os resultados demonstraram que os compostos  possuem a propriedade de inibir o processo oxidativo de forma expressiva devido ao ácido elágicotido como ativo funcional do romã que apresenta atividade antioxidante, anti-mutagênica e anti-carcinogênica. O romã apresentou elevada atividade antioxidante, superiores às obtidas com os antioxidantes sintéticos.Na pele oferece resistência à proliferação de melanócitos causada pela radiação solar, evitando que os raios ajam sobre a pele.
  
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário